julho 13, 2008

O melhor tapete de dança USB que você já viu e pode fazer por 50 reais - Parte 2

Um leitor me pediu no orkut pra terminar a segunda parte... Já que hoje é o primeiro dia das minhas férias e estou de bom humor =), trago a vocês a segunda parte do tutorial que ensinará, você meu caro leitor, a construir , sob a supervisão de um adulto, esse incrível exemplo do estado-da-arte da engenharia de fundo de quintal.

Já que uma pixel art vale mais que mil palavras:

Maravilhosa projeto representado em pixel art ou maravilhosa pixel art representando projeto ?

NO DONUT FOR YOU!!!!

O nosso querido servidor Blogger sumiu com metade do meu post... Daí mais preguiça pra reescrever, mas depois de váriaaaaas mensagens dos meus leitores (4 até agora !!!) estamos DENOVO trabalhando!

De baixo pra cima

Olhe para essa imagem cima, caro leitor.

Vamos comer de baixo pra cima:

Temos o MDF (madeira) que é a base do nosso maravilho tapete. No desenho eu mostrei um tapete básico, só com as 4 setas. O meu além das 4 setas ele possuiu mais um botão que serve pra selecionar as músicas. Dá pra fazer todas as ações caso você utilize o StepMania só com as quarto setas e um botão.

A parte da fiação é simples, a imagem a seguir esclarece o funcionamento do tapete:



A parte superior da imagem mostra o tapete na posição sem pressão, ou seja, sem ninguém pisar. Não deve haver contato entre a chapa de aço e a folha de papel alumínio; a resistência entre os dois materiais é alta. Você pode checar isso com um multímetro xing-ling que você compra por 10 pilas no camelô o com umas pilhas e uma lâmpada ou led (não deve acender!).
Ao aplicar uma pressão com o seu pé, a chapa de aço e a folha de alumínio entrarão em contato; a resitência entre os dois materiais irá cair, ou seja, o circuito estará fechado etc.

Antes que você elabore a pergunta: O TAPETE NÃO IRÁ (não deve pelo menos) DAR CHOQUE! Se der choque você fez alguma coisa muito doida. Saia correndo e chame um adulto

Esta imagem demostra como deverá ser feito cada seta:

Maravilhosa projeto representado em pixel art ou maravilhosa pixel art representando projeto ?

Recorte um quadrado de papel alumínio e pegue um fio fino. Passe cola branca com o dedo pode toda a extensão do papel alumínio, espalhando muito bem. Descasque um bom pedaço do fio, abra bem os fios como mostrado a figura. Posicione o fio sobre a posição da seta e cole o papel alumínio por cima.
Tudo deve ficar bem esticado e muito bem colado. Pegue um chumaço de papel ou de pano e com ele esfregue bem sobre o papel alumínio. Cheque a condutividade entre o papel alumínio e a outra extremidade do fio com o multímetro.

Repita isso para as outras setas (e para o botão), lembrando que não deve existir contato entre o papel alumínio de uma seta e das outras. Cheque sempre com o multímetro!

Fácil não ?

A ligação de cada seta ao computador é feito através do joystick USB. Você deve desmontar ele e soldar cada um desses fios e mais um ligado a chapa de aço no lugar dos botões dele.

Esse link dá uma idéia do processo. Depois eu descrevo ele passo a passo.

Eu vou aumentando depois esse post.

2 comentários:

any disse...

oi lindinho!!
me ajud a fazer essa obra de arte???

=*
te amo

(^oo^)my bad girl (^oo^) disse...

i like......