novembro 24, 2007

Como usar o Hamachi - no XP e no Vista - Uma Epopéia

Eu prometi que iria ensinar a resolver o problema do cê cedilha no Ubuntu mas ficou pra outra hora... já tem meio post escrito sobre ele, porém eu (re)descobri a maravilha dos jogos em LAN! Então trabalhar que é bom... nada.

Estou jogando muito AvP2 (Alien vs. Predator 2) com o pessoal da minha Iniciação Científica, um jogo meio tosco no modo singleplayer mas I N S A N A M E N T E divertido em multiplayer. É veio, é leve, 7zipado deu menos de 500mb, é só descompactar, roda nos notebooks da galera então é só ligar no hub e jogar!

Vamos ao Hamachi



Três dias e três noites em claro
Debruçado sobre o teclado:
Trance, guaraná e café amaro
Na luta p'ra ficar acordado.

Hamachi, Deus da complexidade,
Não funciona no Windows Vista,
E assim com graça e acerbidade
Ele me derrota, me conquista.

Mas então me ergo qual gigante
E avanço sem nenhum temor
Sobre o programa mais meliante
Que pisou no meu computador.

E foi assim que após muito lutar
Venci Hamachi e seus perigos
E agora finalmente poderei jogar
AvP2 com meus amigos.

Escrita pelo meu amigo Rebellis

Não-sei-como baixei/encontrei o Hamachi e instalei ele. Já tinha visto algum dos meus amigos usando ele. Se você está viajando totalmente, eu explico para que ele serve:
com ele é possível criar facilmente uma VPN. VPN segundo a deusa wikipedia:

Uma Rede Privada Virtual (Virtual Private Network - VPN) é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros.

Traduzindo: Dá pra você usar aquela opção de LAN dos jogos para jogar na Internet!

E daí ? Assim é possível você jogar aquele seu jogo favorito velhinho que só tem opção para jogar em LAN ou aquele mala que precisa de chave de ativação original - as famosas cdkeys - com seus amigos, cada qual no aconchego do seu lar.
É óbvio que o seu caso deve ser o segundo, pois ninguém compra mais jogo desda popularização do gravador de cd e do emule.

Ao usar esse recurso (VPNs), teoricamente você também pode conseguir um ping menor, já que está conectado diretamente ao seus amigos no Brasil e não em um servidor na China... Existe versão pra Windows, Linux, MacOs. Dá pra compartilhar arquivos, como em uma rede normal, e ser hackeado caso você não saiba usar o compartilhamento de arquivos do Windows. Bem legal!

Instalando


Eu estou usando a versão 1.0.1.5, a mais nova é a 1.0.2.3. Por quê? Tem várias pessoas usando essa versão e falando que tem algumas coisas só funcionam com ela. Eu fiz rede entre a 1.0.1.5 e a 1.0.2.3 e funcionou. Agora que eu já acredito que o Hamachi funciona, talvez eu volte pra 1.0.2.3.

Depois de você baixar o Hamachi, você tem que ser administrador pra instalar o hamachi. Depois de instalado ele vai criar uma conexão de rede chamada Hamachi.

Executando


Ao abrir o Hamachi, ele deverá ter a seguinte cara:



Não vou explicar passo a passo ele não. Ele tem um Getting Started Guide e um User Manual que tem o básico. Se quiser algo em português, existe o google pra isso.

A única coisa que todo mundo fala e vale a pena repetir é:



Caso você seja um filho da inclusão digital, deixe marcado essa opção quando estiver em uma rede desconhecida, mantenha o seu firewall ativo e nunca aceite doces de estranhos!

Resolvendo os problemas


Chegamos a parte que interessa desse tutorial. Como eu resolvi os meus problemas do Hamachi e como eu fiz ele funfar no AvP. Garanta que o seu firewall está autorizando o uso das portas do Hamachi antes de mais nada!

Antes de mais nada: o Hamachi tem este Wiki falando sobre jogos e as suas respectivas macumbas de como fazê-los funcionar.

Eu não conseguia, ao criar o servidor, fazer ele ter um IP do Hamachi. Ele estava pegando um ip da minha rede local. A seguir maneira que eu consegui fazer o AvP2 rodar e talvez como você pode resolver os seus problemas:

1. Abra o Executar (atalho: Win + R) e digite ncpa.cpl e tecle enter. Isso vai abrir as suas Conexões de Rede.
2. Vá até o Menu Avançado -> Configurações avançadas...

3. Selecione o Hamachi e coloque ele em primeiro lugar na lista como na imagem abaixo:



Caso você seja usuário do Windows Vista:

1. Abra o Centro de Rede e Compartilhamento.
2. Clique em Personalizar na conexão do Hamachi.
3. No Tipo de Local marque ela como sendo Privada.
4. Fique feliz por eu ter te contato isso e você não ter perdido 2 noites procurando por isso na net : )

Tudo isso deve ser feito tanto para os clientes quanto para os servidores. Portanto envie o link para esse post para todos os seus amiguinhos e mande eles executarem os passos.

Agora pra quem for o servidor:

1. Abra o Hamachi e espere ele se conectar. Conecte na sala que estão as pessoas que vão jogar com você.
2. Abra as suas Conexões de Rede
3. Encontre a sua conexão com a Internet, geralmente chamada de Conexão Local, clique com o botão direito e clique em Desativar.
4. Execute o jogo AGORA e crie hospede um jogo AGORA. Se ele já estiver executando, feche e volte pro passo 1 :P
5. Dê Alt-Tab, volte para o windows, mantendo o jogo rodando
6. Ative a sua conexão com a Internet novamente, clicando com o botão direito nela e em Ativar
7. Garanta que o Hamachi volte a ficar online
8. Avise a galera pra tentar conectar.
9. Volte pro jogo.
10. GG

7 comentários:

Anônimo disse...

valeu pelas dicas brother!

Anônimo disse...

valeu pelas dicas brother!

Anônimo disse...

Ow cara... Essa configuração que se faz no XP (de prioridade da conexão) se faz também no Vista, em gerenciar conexão de rede, você aperta ALT e vai aparecer as opções iguais do XP.

Paula, a Abiúda disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A-DO-REI o poeminha!!! Q coisa mais emo-nerd-fófis(eu naum disse q era gay , viu???)!!!

AMEI, AMEI!
Obg pelas dicas

Gustavo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A-DO-REI o poeminha!!! Q coisa mais emo-nerd-fófis(eu naum disse q era gay , viu???)!!! [2]

valeu cara no meu caso nem vai ser AvP2 e sim Call of Duty 2 *_*

Kondlike disse...

SENSACIONAL!

rodrigo; disse...

Obrigado mesmo, cara.
O seu tutorial ajudou pacas